terça-feira, setembro 20, 2005

Nós e os Quirópteros!

Cada uma de nós anda a desenvolver uma relacção muito especial com estes amorosos bichinhos! Ela passa horas a olhar para o céu a contá-los. Eu desconfio que alguns já têm mesmo nome e são reconhecidos. Eu fui às compras e levei uns quantos para casa e comecei a minha contagem também mas o entendimento foi outro. Pode-se dizer que a minha relação foi mais "interiorizada" e a dela mais platónica! E é compreensivel esta atracção, ora reparem:

Quirópteros - Ordem de Mamíferos Eutérios, externamente caracterizados pelo alongamentos das extremidades, mormente os anteriores (sempre ouvi dizer que dedos longos é sinal de inteligência), revestidos por membranas alares (lá está!), também conhecidas por patágios, formadas pela pele que se estende entre eles e o corpo, e mesmo até à cauda. Dedos 1º, ou 1º e 2º das mãos, e todos os 5 dedos dos pés dotados de garras. Dentadura completa, difiodonte e heterodonte, os incisivos superiores com tendência para redução. Possuem a faculdade de voar com a maior rapidez, na obscuridade, descobrindo pequenas presas e ao mesmo tempo evitando obstáculos, o que faz atribuir-lhes uma espécie de 6º sentido (em relação a esta frase nem vale a pena comentar que era impossivel ser mais precisa!). Na verdade, reconheceu-se que emitem ultras-sons, além dos ruídos audíveis, que são reflectidos pelos obstáculos encontrados e recebidos no seu aparelho auditivo especializado (certamente tísico!). São animais voadores, nocturnos, de regimes alimentares: insectivoro (ex. Rhinolophus ferrum-equinum) (não... estes não que melgas é à distância!), frugívoro (ex. Pteropus giganteus), nectarívoro e polinívoro (ex. Eidolon helvum), carnívoro (ex. Megaderma lyra) (gostei destes!), piscívoro (ex. Noctilio leporinus), ou hematófago (ex. Desmodus rotundus) (Ui! hmmm ... ). Vampiros. (Não há nenhum grupo especializado em hidratos de carbono? cerialíforos? não?)
Grupo de mamíferos placentários pouco interessante do ponto de vista paleontológico. Sendo frágeis e vivendo nas grutas em condições muito especiais, os seus restos dificilmente fossilizam (também não vejo qual seria o interesse, estamos muito bem assim, e quando não estivermos.. crematório!)

Que tal irmos as duas lá para as Alturas contar morcegos? Não? ;)


Espécie de Vampiro

Eu não sou quem tu desejas
Eu não sou aquele que beijas
Sou um mero pesadelo ou fantasia

Eu sou muito mais que velho
E intimido qualquer espelho
Sou o amigo mais funesto da poesia

Sou um tipo de morcego
Que é completamente cego
Embora, às vezes, seja fã do Fritz Lang

Sou uma espécie de vampiro
E quando sobre ti me atiro
É para saborear um pouco do teu sangue
Só para beber gota a gota o teu sangue

Tu não sabes de onde venho
Dás conversa a qualquer estranho
Ainda vais beijar-me os lábios docemente

Não confias nos teus pais
E acreditas que os jornais
Só relatam a verdade doutra gente

Sou um tipo de morcego
Que é completamente cego
Embora, às vezes, seja fã do Fritz Lang

Sou uma espécie de vampiro
E quando sobre ti me atiro
É para saborear um pouco do teu sangue
Só para beber gota a gota o teu sangue

É para saborear
Um pouco do teu sangue
Só para beber
Gota a gota do teu sangue

É só para beber
Gota a gota do teu sangue

Jorge Palma

5 copos bebidos!

Blogger Fernando bateu com o copo no balcão!

´Rumam para o Algarve o tanas!!!

isto de ter um bar a meias implica que não possam sair da cidade juntas, tem de ficar sempre uma a tomar conta do tasco...

por falar em tasco... manda ai uma stout por conta dos copos que eu hei-de apanhar...


/me brinda Á ESTRADA QUE É BELA E A QUEM ANDA NELA!!

1:13 da tarde  
Blogger Fotograma26 bateu com o copo no balcão!

Olha este!
Este bar não só nunca fexa como tem sessões especiais cada vez que estamos juntas... se for num concerto, no msn, dentro de um carro ou lá para as alturas então... ui!

A vertente fisica deste estamine é algo muito, mas mesmo muito relativo... ou nem relativo xega a ser!

Siga para terras de nenhures, ou para onde for que eu quero é fazer-me à estrada!

6:04 da tarde  
Blogger ruxa bateu com o copo no balcão!

PÁRA TUDO!!!

que raio de cena é essa de andarem a contar meninos da nossa (minha e do Alex) raça, hein?

5:19 da tarde  
Blogger J bateu com o copo no balcão!

Devo-vos dizer que esta semana está a decorrer em Montemor-o-Novo "A Semana dos Morcegos" e que hoje fui ver uma exposição e uma senhora a falar sobre os ditos. Fiquei a simpatizar muito com os bichinhos! *

11:44 da tarde  
Blogger Fotograma26 bateu com o copo no balcão!

Ai Luinha, não nos digas essas coisas! Corres o risco de ficar a nossa espera em Évora durante muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo!
Porcos, siga?
Será que vamos chegar a Santiago? LOL hmmmmmmmmmmmmmmm... podemos sempre ir para um pós concerto... ok Porcos, já me calei!

11:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< siga para as rodadas!